quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cantinho montessoriano para brincar e aprender.

Quando estamos grávidas uma das coisas mais legais é preparar o enxoval e o quartinho de bebê, são tantas  coisas bonitas, eu particularmente me diverti muito nessa fase. Assim que soubemos que era menina começaram a surgir ideias, e o quartinho de Marina foi sendo organizado sempre por mim e pelo papai que não abriu mão de organizar cada detalhe (confesso que ele foi o maior responsável por quase tudo rsrsrsrs, mas não precisa espalhar né).

O quartinho de Marina foi bem tradicional, com trocador, berço, cadeira de amamentação, cômoda, cor de rosa e branco, com cortininhas, quadrinhos e paninhos tudo combinando. Tudo feito com muito amor para acolher nossa filhotinha. 

Olha ai:




Porém, depois, com o desenvolvimento de Marina, comecei a buscar informações sobre pedagogia, educação, brincadeiras e afins. E como já falei aqui me aproximei muito da pedagogia Montessori e foi daí que veio o impulso de reorganizar (redecorar não porque o bolso não tá aguentando por enquanto) o quartinho dela para que tivesse seu cantinho montessoriano de brincar e aprender.

Mas antes vamos falar um pouco do método Montessori, ele tem como pilar central a liberdade, que permitirá que a criança possa ser e agir, expressar-se, demonstrar suas necessidades. Para tanto é necessário que o ambiente proporcione essa "liberdade" para a criança, devendo, portanto ser adaptado as necessidades e capacidades do pequeno morador.

Chamo atenção para o fato de que a liberdade defendida por Montessori não significa falta de limites, antes disso, significa estimular as crianças a agirem, construírem seu conhecimento de forma responsável em um ambiente adequado. 

Os outros pressupostos são: 

- Estímulo a independência de forma que a criança possa ser estimulada a agir por si; 
- Respeito a individualidade, isso se dá na medida em que se respeita o ritmo e características próprias de cada criança; 
- Adoção de disciplina ativa e consciente, nesse caso a disciplina não é baseada em simples punição e recompensa, é antes de tudo uma oportunidade de aprendizado. Ajuda a criança a se desenvolver interiormente, a construir sua personalidade;
- Desenvolvimento de atividades úteis e construtivas (vão desde atividades da vida cotidiana até atividades de aprendizado);

E por fim e muito importante para esse post um ambiente preparado que proporcione a criança a possibilidade de exercer e executar tudo aquilo que citei antes. 

Um quarto de bebê montessoriano deve então atender a esses requisitos, recomenda-se que o bebê durma em uma cama bem baixa ou colchão no chão, isso para dar autonomia ao bebê (a partir do momento que engatinha) a sair por si só de sua cama e explorar o ambiente. Confesso que isso não fiz ainda porque aqui em casa fazemos cama compartilhada.

Outra coisa é que os objetos como brinquedos devem estar ao alcance para o bebê pegar, manipular a vontade. Os quadros e figuras devem estar na altura do campo de visão do bebê. 

O espelho é outro item essencial, ele serve para estimular o bebê a se auto conhecer, desenvolver auto estima  além de promover o aprendizado pela visualização das atividades do dia a dia. O espelho deve ser colocado na horizontal quando o bebê é recém-nascido, quando o bebê começa a querer ficar de pé deve ser colocado na vertical. Nessa fase é legal instalar junto ao espelho uma barra de apoio para estimular o bebê ficar de pé.

No chão recomenda-se o uso de tapetes de diferentes texturas, serve como experiência sensorial e para delimitar o espaço ajudando a criança a se organizar e aprender que ali é o lugar de brincar, espalhar brinquedos e que é diferente em outros locai da casa.

Olha como ficou (não reparem a foto porque fui eu quem tirou):





A barra de apoio (na verdade é um suporte de cortina reforçado, porque só achei essa tal barra para vender em um site Português, no Brasil não achei nada). Tem uns brinquedos pendurados nela, é para estimular, chamar a atenção de Marina.

O espelho na vertical. Procuramos por um espelho inquebrável por segurança, procurei e vi que tinha que ser de acrílico, porém esse tipo de espelho é caríssimo, ficaria uns R$500,00 um espelhinho de 40 x 80 cm. Daí papai teve a brilhante ideia de comprar um espelho desses de supermercado e mandar colocar uma película daquelas que coloca em carro para evitar que o vidro estilhasse, e foi o que fizemos compramos um espelho comum no supermercado e levamos a uma loja dessas de produtos automotivos. Para ficar mais atrativo a borda do espelho foi coberta com papel contado bem colorido.





Aqui o espaço como um todo, o tapete é de emborrachado (EVA) dá segurança, porque ela não dá de cara no chão toda vez que cai (e cai muito!) e para delimitar espaço como falei antes. Tá faltando ainda um outro tapete com outra textura para melhorar o estímulo sensorial, mas esse só mês que vem rsrsrs.

As figurinhas de bicho na altura do campo de visão dela e os brinquedos que ficam ao alcance dela (no chão, ou na caixa de tesouros ou nos nichos de balde).

E ai não ficou mais legal do quê aquele mar rosa e branco? Pelo menos Marina está curtindo bastante o cantinho dela.

Para finalizar deixo uma frase de Maria Montessori que gostei muito, vale a pena refletir: " ...a criança constrói a si mesma. Há um mestre dentro dela..."









6 comentários:

  1. Muito legal...gostei da idéia. E a Marina hoje tem que idade? Meu filho tem 1 aninho. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Roberta :) ela hoje tem 1 ano e 4 meses, aliás meu novo post mostra uma nova adaptação que fiz para o quarti dela, com coisinhas mais indicadas para bebes nessa faixa etária.

      Abraços, Sabrina.

      Excluir
  2. Ótimo post!

    Gostaria de saber onde você comprou os tapetes em EVA tamanho grande. Conhece alguma loja virtual?
    Abraço,
    Marina

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mah. Obrigada. Comprei os tapetes no sams Club, mas vc também pode usar tatames ou tapetes emborrachados grandes. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola adorei o cantinho ,estou começando a trabalhar no da minha bebe.Gostaria de saber como você fez para reforça o varal de cortina?
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, desculpa a demora... bom, para reforçar coloquei 2 suportes de cada lado, então ficaram 4. E procurei um suporteque deixasse o varal bem apertado que ela não consegui desencaixar. Bjus.

      Excluir